A ORGANIZAÇAO DOS LIVROS NA SEPTUAGINTA (LXX)
A tradução grega das Escrituras hebraicas, conhecida como Septuaginta, segundo a tradição judaica foi realizada por 72 rabinos na diáspora, em Alexandria. Daí lhe vem o nome. Teria sido realizada entre o século III a.C. e o século I a.C.
A maioria das citações às Escrituras judaicas feitas nas Escrituras cristãs por Jesus e pelos apóstolos seguem a tradução da Septuaginta, pois o grego, língua na qual foi escrito o Novo Testamento, era a língua comum em todo o Mediterrâneo naquele momento.
Traduzida para uso dos judeus na dispersão, e depois adotada pelos primeiros cristãos, a organização dos livros difere daquela da organização judaica dos livros e depois daquela dos cristãos.
Além disso, foram incluídos vários livros e há adições importantes que não constam dos originais hebraicos, como os conhecemos, sobretudo nos livros de Daniel e Ester, que fogem em grande medida à literatura hebraica sagrada.
A organização dos livros da Septuaginta a seguir segue aquela fornecida pela Bíblia de Jerusalém, colocando entre colchetes os que foram considerados apócrifos pelos católicos. Estes, e aqueles considerados apócrifos por protestantes e deuterocanônicos por católicos, aparecem em tom de cinza e recuados.
LEGISLAÇÃO E HISTÓRIA
Gênesis
Êxodo
Levítico
Números
Deuteronômio
Josué
Juízes
Rute
Quatro livros dos Reinos:
I e II Reis (1 e 2 Samuel ),
III e IV Reis (1 e 2 Reis)
Paralipômeno:
I e II Paralipômenos (1 e 2 Crônicas),
[I Esdras]
II Esdras (Esdras e Neemias),
Ester com adições
Judite
Tobias
1 Macabeus
2 Macabeus
[3 Macabeus]
[4 Macabeus]
POETAS E PROFETAS
Salmos
[Odes]
Provérbios
Eclesiastes
Cântico dos Cânticos
Jó
Sabedoria (Sabedoria de Salomão)
Eclesiástico (Sabedoria de Sirac)
[Salmos de Salomão]
Doze Profetas Menores: Oséias, Amós, Miquéias, Joel, Obadias, Jonas, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias
Isaías
Jeremias
Baruc (Baruc 1-5)
Lamentações
Epístola de Jeremias (=Baruc 6)
Ezequiel
Suzana (acrécimo em Daniel 13)
Daniel (1-12) acrécimo 3.24-90
Bel e o Dragão (=Daniel 14)
